três destralhes pra você fazer nas férias

Férias, finalmente! O momento mais esperado pra quem ama fazer projetos, arrumações, destralhes, leituras, estudar Comunicação Não Violenta, entre outras pequenas obsessões. 
Decidi compartilhar três dicas de destralhes pra você fazer junto comigo, pra eliminar bagunça e energia acumulada, podendo até ajudar outras pessoas, como a dica um:

Separar os xérox que você usou durante o semestre e passá-los pra frente. Fiz isso logo após a última prova, coloquei num saquinho, dividi por matéria e estou só esperando o semestre voltar pra eu poder deixar no Centro Acadêmico do meu curso. Isso pode economizar um dinheirão pro sortudo que receber a doação, além de não gerar mais lixo no mundo. 

Separar os cadernos e agendas que você já usou e mandar pra reciclagem. Particularmente, não gosto de passar pra frente minhas anotações de aula, mas acho que o passo um já ajuda muito os coleguinhas. Então, esses cadernos cheios, ou quase cheios, vão direto pra coleta seletiva. Por que não guardo as folhas que sobraram? Porque tenho muitos outros cadernos aqui em casa, guardados até acabarem todas as folhas. Quando sua casa fica difícil de organizar, é hora de se desfazer da tralha. Mas, Marcela, e seu precisar deles um dia? Isso depende muito do seu jeito e também do curso que você faz. Essa matéria pode ser encontrada na internet ou em livros? Seus alunos vão precisar entender as coisas do mesmo jeito que você aprendeu na faculdade? Não? Então desapega! Mas, Marcela, não posso guardar de recordação? Depende do quão apegado você é. E apego, nem de longe é uma coisa boa. Vá procurar ajuda! Eu guardo apenas um caderno de Fonética e Estatística, porque são coisas que, se eu precisar aprender pela internet, vai ser muito mais difícil sem as explicações mastigadinhas do professor. Além disso, Fonética sempre foi minha maior paixão. 

Destralhar batons, maquiagem, esmaltes e outros pertences que não usou nos últimos seis meses. Nem nos damos conta do quanto acumulamos e não usamos, por isso acho essa dica ótima pra saber quais são as coisas que andam esquecidas por aí. Segundo o livro Isso me traz alegria, da Marie Kondo, temos dúvidas quando 1) o item já nos trouxe alegria, mas não traz mais; 2) ele de fato nos dá felicidade, mas não percebemos; 3) precisamos mantê-lo, independente dele nos trazer alegria ou não, como chave de fenda, por exemplo. Reflita se quer manter aquele item que há tempos não usa e, se sim, que tal fazer um Project Pan com ele?



Gostou das dicas?
Espero que te dê um start para arrumar seu cantinho e ser mais livre.


Quanto menos coisa temos, menos temos a perder.



Comentários

  1. Adorei suas dicas de destralhe, penas que minhas férias da faculdade já acabaram e eu continuo no limbo :| se bem que eu não imprimo ou tiro xerox de coisas há um tempo justamente por essa causa sustentável! Acho que se a gente tem a possibilidade, como um Kindle ou um Lev, a gente deve optar por eles, né?! Um beijo! ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas