TCC #1


há vários motivos que me fizeram começar esse novo tema aqui no Flor do Asfalto, entre eles, a vontade de compartilhar meu progresso para ajudar outras pessoas que estejam passando por essa fase. o conhecimento não pode ficar parado! achei pouquíssimo conteúdo sobre isso na internet, pelo menos da maneira que eu queria ler: garotas compartilhando experiências com outras garotas, o dia a dia, a vida real, os medos e aprendizados reais. por isso, quero muito ajudar você, da mesma forma que eu gostaria de ser ajudada. aliás, comece seguindo a lindíssima Sabrinna Rebelo, que tem sido minha inspiração mor ultimamente. dito isso, precisamos começar discutindo alguns assuntos que considero pertinentes. senta aqui. 


primeiro, não idealize o seu TCC, nem nada nessa vida, aliás. de todo meu coração, espero muito que você tenha a sorte de poder escolher o assunto que ama, dentro da área que ama, mas saiba que nem sempre é assim. depende da universidade, do orientador e diversos fatores que podem te derrubar das nuvens já no começo. mas se der, corre atrás do que você ama fazer e falar sobre!
o meu tema veio de uma disciplina, no quarto ano de graduação. o contemporâneo Marçal Aquino, com sua narrativa exorbitante, me escolheu. encontrei um orientador renomadíssimo dentro da minha área (Análise do Discurso de vertente francesa) que me deu a oportunidade de mesclar Linguística e Literatura. o sonho de qualquer plincesa. 
mas o TCC não termina após a escolha do tema, seja a sua dolorosa ou mágica. conversando com as pessoas que convivi, muitas tiveram um período de bad durante essa fase. eu mesma, passei meses e meses fugindo de prazos, de suporte teórico, do caminho do meu departamento. às vezes você mal sabe por onde começar, qual das vertentes desse tema você vai escolher, onde raios eu vou achar esse livro antiguíssimo que não tem mais nem pra vender? 
e tem o lance da disciplina, porque seis meses passam muito rápido e quando você vê, não fez nada!
foi a disciplina e a motivação que me ajudaram a começar, ou pelo menos mudar meu mindset de bad para feliz da vida
parece loucura, mas realmente só me joguei de cara no TCC quando comprei um caderninho novo e criei uma pastinha no Pinterest. foi aí que parei de imaginá-lo como algo enorme, doloroso, um monstro de sete mil e quinhentas cabeças. 

depois de você saber de tudo isso, acho que posso resumir essa primeira parte em três etapas: o propósito; os objetivos específicos (um por dia, um por capítulo, um semana, como preferir); e a organização (ou seja, botar a mão na massa, com disciplina). e de suporte: a motivação
você precisa começar tudo isso tendo em mente um propósito: por que eu escolhi esse tema? qual sua importância pessoal e cultural? por que isso e não outra coisa? qual sua relevância? 
toda vez que for estudar, tenha um objetivo. quando for ler um texto, saiba exatamente o objetivo da leitura, o que quer descobrir a partir dela, quais as partes que vai usar para escrever sua tese. 
e a organização. quando criamos uma organização eficaz, com foco, sem muito mimimi, de três a cinco prioridades por dia, eliminando os excessos, somos capazes de dominar o mundo. organização é TUDO nessa vida, TUDO que você precisa pra chegar onde deseja. junte essa tríade e voilà


gostaram? é um pouco disso tudo que quero dividir com vocês, pra ajudar quem está passando por isso ou vai passar, e também, pra guardar de lembrança, né? 
beijo. até a próxima.  


Comentários

Postagens mais visitadas