essa pink lemonade toda :: cuidado de si #1

Se você me acompanhou no instagram durante o mês de fevereiro, com certeza viu ou participou do projeto Limonada Fresca, que eu fiz nos stories. Tudo começou com um mês tumultuado e uma alma precisando de descanso. Então chamei minhas cobaias (melhores amigas, amo vocês!) que me deixaram ministrar um curso de sete dias sobre como se tornar tão incrível como uma limonada fresca! Esse bafafá ganhou um destaque só pra ele e agora está organizadinho no feed, pra quem quiser ver: aqui.
Como muita gente gostou, decidi compartilhar mais dessa empreitada de autoconhecimento com vocês, porém, com um pouco mais de detalhamento e espaço aqui no blog. A partir dos ensinamentos do Foucault sobre cuidado de si, vamos meditar sobre nossas ações para conosco e pra quem está ao nosso redor. Será que estamos realmente cuidando com carinho do nosso corpo e da nossa alma ou apenas nos moldando pelo que a mídia, a sociedade, a política nos impõe? Tire um tempo pra si e me acompanhe lá no instagram pelos próximos dias para pequenas doses de carinho diário.
Desacelere!
Tome consciência!
Não deixe mais a vida te levar...



Yay! Animados pra nossa primeira etapa do Essa Pink Lemonade toda
Lembrando:
- não sou graduada em filosofia, sou apenas uma amante muito próxima;
- esses questionamentos podem te ajudar, mas não substitui um bom terapeuta, taokei?
- todas as imagens são do unsplash;


Hoje vamos falar sobre o cuidado de si, a partir do texto "ética do cuidado de si como prática da liberdade", de Michel Foucault, tá? 
Foucault foi um filósofo francês - graduado em psicologia também - que tratava de temas polêmicos, como o sistema penitenciário, o poder, a liberdade, a linguagem, entre outros. Já o conhecia da faculdade, mas foi a pelo estoicismo (filosofia prática) que acabamos nos apaixonando, eu e ele (na minha cabeça, acho que ele me ama também). A partir desse filósofo é que falaremos hoje como o cuidado de si é visto na sociedade atual e como ele pode nos ajudar na busca pela melhora da autoestima. 


Na sociedade ocidental, muitíssimo influenciada pelo cristianismo, o cuidado de si passou a ser visto com maus olhos, como uma forma de egoísmo, vaidade, portanto, pecado. Pressupõe-se que é mais bonito ter interesse e fazer sacrifícios pelo outro em detrimento de nós mesmos, garantindo assim um sofrimento em vida para que se alcance o paraíso após a morte. 
Já aconteceu com vocês? Já foram obrigados a ir em lugares que não gostavam, com pessoas que não gostavam, só pra agradar? Ou pior, já viram crianças serem obrigadas a ir no colo de adultos que elas mal conhecem, só pra agradar? Bem comum, infelizmente.
Pensamos nessa globalização digital: quanto tempo você passa rolando o feed do instagram e falando da vida alheia, julgando os outros ou se comparando a eles? E, em contrapartida, quanto tempo você passa sozinho, meditando sobre o que precisa melhorar, curtindo sua própria companhia e o silêncio?
Vamos quebrar esse paradigma, sair da caixinha e burlar o sistema que só lucra com nossa insegurançaaaaaaa!

Foucault diz: "para cuidar bem de si, é preciso ouvir as lições de um mestre. Precisa-se de um guia, um conselheiro, um amigo que lhe diga a verdade". É pra isso que existe a filosofia, pois os filósofos são aqueles que cuidam do cuidado dos outros. 
Ele continua: "não se deve fazer passar o cuidado dos outros na frente do cuidado de si; o cuidado de si vem eticamente em primeiro lugar, na medida em que a relação consigo mesmo é ontologicamente primária"
Você tem um mestre? Tenho muitos amigos e amigas que me inspiram, em diferentes aspectos da vida. Além disso, considero a Jéssica Miranda minha guru estoica. Ela me centra, me questiona, me faz procurar textos como esse aqui que inspirou o EPLT

Foucault responde a pergunta: o que é se cuidar adequadamente? Anota aí! (e acompanhe seis dias de meditação sobre cada uma dessas questões lá no meu instagram!
  • saber ontologicamente o que você é;
  • saber do que é capaz;
  • saber as coisas que deve duvidar;
  • saber o que é pra você ser cidadão em uma cidade;
  • saber o que é conveniente esperar;
  • saber quais as coisas devem ser indiferentes pra você;
Convido todo mundo a refletir sobre esses tópicos acima, pois assim vamos ter uma vaga ideia de quem somos e também qual o sentido da vida. Se soubermos quem somos, teremos uma noção de qual o sentido da vida para nós mesmos. Além disso, nos tornamos mais fortes, disciplinados e o exterior dificilmente vai nos abalar. 

Espero que você tenha gostado! :)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conteúdo pra quem quer se aprofundar no tema de hoje::
  • Vídeo "o sentido da vida?", da Jéssica Miranda
  • Livro "Bhagavad Gita" - fala sobre a ação e sobre ter um mestre a quem buscar inspiração

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas